terça-feira, 27 de julho de 2010

O seu corpo anda bem nutrido?


Vivemos numa sociedade que valoriza sobre maneira as atividades mentais e intelectuais em detrimento das atividades fisicas e corporais. Segundo esta lógia, o que há de valor nesta vida relacionasse com a mente e o raciocínio. O corpo como um todo é um mero coadjuvante desta realidade. A parte mais nobre do corpo, por certo, é o cérebro. É ele quem comanda, quem determina e quem dá as diretrizes e direções. Assim, é preciso "alimentar o cérebro" com atividades "cultas e importantes".
Nenhum problema até ai. Também acredito que o cérebro é um elemento de extrema impârtancia em nossa estrutura e fisiologia e que ele desempenha papel relevante em nossa vida. No entanto, o cérebro não existe isoladamente. Existe dentro de um todo. Além disso, as atividades intelectuais não são melhores nem piores do que as atividades corporais. Quando movimento o meu corpo, seja em atividades de ginástica, de esporte, de dança ou atividades culturais em geral, o corpo é uma unidade, integral, onde tudo entra em ação: cabeça, tonco, membros...

Mas a questão é a seguinte? Até que ponto sosmos influenciados por esta concepção que privilegia as atividades intelectuais em detrimento das atividades ditas "coporais"? No meu caso, admito que em grande medida. E no seu caso, como é?
Interssante parar para pensar sobre isso e perceber o quanto alimentamos em demasia o nosso cérebro e deixamos o nosso corpo desnutrido. Por isso a pergunta inicial: "o seu corpo anda bem nutrido?".
Talvez seja interessante equilibrar esta balança em favor das atividades onde o corpo pode se expressar e se fazer presente de uma maneira mais dinâmica e global. Dançar, correr, bringar, jogar, vadiar, nadar, capoeirar, surfar... são apenas algumas das atividades do vasto repertório da cultura de movimentos que temos a nossa disposição.
Pense nisso: como anda o seu corpo? Está bem alimentado? Não!!! Então mexa-se mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário