quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eventos de Capoeira: como financiá-los?

A Capoeira não está na mídia, não ocupa os espaços nobres das redes de televisão, não está nos telejornais...
Não tem audiência de milhões de espectadores, não tem apoio de empresas nacionais nem multinacionais...
Não tem marcas fortes que lhe apoiem ou que lhe financiem...
Assim, a Capoeira depende exclusivamente dela mesma e dos que a praticam...
Recentemente, o Governo Federal através do Ministério da Cultura lançou programas de apoio e fomentos para projetos e eventos relacionados à Capoeira. No entanto, esses programas não são suficientes para atender à grande demanda da Capoeira e dos capoeiristas. Estamos falando em valores de no máximo um milhão de reais para atender a toda a comunidade da Capoeira em todo o país.
Quando realizamos um evento que prevê a presença de Mestres oriundo de outros Estados, isso implica na compra de passagens aéreas. Além disso, a presença dos Mestres por três dias fora de suas cidades de origens implica em hospedagem e alimantação. Finalmente, é importantíssimo pagar à esses profissionais, que dedicaram e dedicam suas vidas à este nobre ofício, um honorário decente e que seja condizente com o valor social e cultural que eles representam. Enfim, pensando ainda em divulgação e demais despesas administrativas e operacionais.... estamos falando em valores em torno de doze mil reais. Como financiar isso, se não tem apoio da mídia, não tem apoio do geverno, não tem o apoio de marcas e grandes empresas?
A única via de financiamento são as inscrições pagas pelos participantes que acreditam que vale a pena beber da sabedoria desses Mestres, de conviver com o seu saber e de trocar informações e experiências... de vivenciar momentos mágicos que pelo resto da vida ficará na memória!
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário